quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Apostila Virtual do Primeiro Ano (1º BIM)


Pode-se traçar a história da Física a partir do momento em que a humanidade começou a ver e analisar os fenômenos naturais de modo racional, abandonando explicações místicas ou divinas. As primeiras tentativas racionais de explicação da Natureza  vieram com os indianos e com os gregos antigos. Antes disso, fenômenos naturais e suas consequências eram explicados por deuses e deusas:

·         Apolo, em sua carruagem que carregava a esfera brilhante, o Sol, de leste para oeste, todos os dias.
·         Éolo, que controlava os ventos ao redor do mundo.
·         Geb, Deus da terra na mitologia egípcia e muitos outros de diferentes localidades.

A Filosofia Natural, como era conhecida a Física até os tempos mais modernos, confundia-se com a Química e com certos aspectos da Matemática e Biologia. Ela pode ser considerada a disciplina acadêmica mais antiga, se for considerada a sua presença dentro da Astronomia (não confunda com astrologia, na qual são realizadas adivinhações como horóscopos e etc.).
Hoje a Física é uma disciplina separada e também subdividida nos seguintes campos:  Mecânica, Mecânica dos fluidos, Termologia, Óptica, Eletromagnetismo, Ondulatória e Física moderna. Não devemos contudo ignorar que, de fato ainda hoje a física busca, explicar os fenômenos que ocorrem na natureza que nos cerca... mesmo em escalas muito menores ou muito maiores, visando dimensões muito grandes ou muito pequenas.

O Conhecimento

A máxima de Sir Francis Bacon, “Conhecimento é poder.” Demonstra de forma bem significativa os motivos pelos quais os Homens passara a adotar uma postura mais crítica sobre os temas e suas visões do mundo no diferentes períodos ao longo do tempo.
Contudo, você já pensou no que seja conhecer? Já pensou se você conhece de fato algo? Conhecer é abstrair a informação.  Tornar uma informação como se fosse sua.  Não se trata de ver informações ou criar um banco de informações como banco de dados de computador, mas sim de saber algo de forma irrefutável, com naturalidade como se sempre soubesse.

De forma bem abrangente a comunidade define diferentes tipos de conhecimento que uma pessoa possui. São eles:

·         Conhecimento sensorial: É o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tato, visão, olfato, audição e paladar).
·         Conhecimento intelectual: Esta categoria é exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já se pressupõe um pensamento, uma lógica.
·         Conhecimento vulgar/popular: É a forma de conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise metodológica. Não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é superficial.
·         Conhecimento científico: Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. As análises são fundamentais nos processos de construção. A síntese que o permeia.  Isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular.
·         Conhecimento filosófico: Mais ligado à construção de ideias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate, do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.
·         Conhecimento teológico: Conhecimento adquirido a partir da fé teológica. É fruto da revelação da divindade. A finalidade do teólogo é provar a existência de Deus e que os textos bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhe dão sustentação.
·         Conhecimento intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania.

Método científico

Claro, para nosso estudo de Física, devemos manter um foco maior sobre o tipo de conhecimento chamado de “Conhecimento Científico”, sendo as ciências naturais nosso campo de estudo. Um grande aliado na formulação deste tipo de conhecimento trata-se do Método Científico.
Para ser mais específico ainda: o desenvolvimento do método científico contribuiu fortemente para nossa compreensão do conhecimento científico.  Isto porque para ser considerado científico o método deve ser baseado na coleta de provas observáveis sujeitas aos princípios específicos do raciocínio. Assim como exige o conhecimento científico.
Desta forma, conhecer o método científico nos ajuda a compreender como as ciências trabalham. Assim, para utilizar o método científico devemos:

1.      Observar ou experimentar: Analise o que está ocorrendo, seja um experimento controlado ou algo que está sendo observado na natureza.  Colete os dados, com critério, e faça observações do fato;
2.      Formular uma hipótese sobre o ocorrido: Neste momento fazemos algumas suposições.  Porque será que o sol a cada momento está em uma posição diferente no céu? Será que está sendo puxado por alguém? Será que ele se move sozinho?  Será que é ele quem se move?.  São alguns dos exemplos.
3.      Testar a hipótese formulada: verifique cada pergunta feita.  Analise os dados e veja se é possível confirmar alguma das suas hipóteses ou desmentir alguma delas.  Atualmente ainda contamos com a internet para nos auxiliar nesse processo.

Não perca tempo, se você quiser saber mais:
Vídeo 01 – Método científico: https://www.youtube.com/watch?v=7Z9TTq26LqQ

Hora de trabalhar: “Garrafa mágica”

Material necessário:
1.      2 Garrafas plásticas de 600ml ou 2litros com tampa;
2.      Água;
3.      Freezer ou Congelador.

Etapas:
1.      Encha a apenas uma das garrafas de água até chegar próximo ao gargalo, deixando um espaço.
2.      Coloque as duas garrafas, a com água e a vazia, tampadas no freezer ou congelador.
3.      Aguarde 3 dias e retire as duas garrafas do congelador.
4.      Observe as duas garrafas.

Segundo o Método científico:
1.      Observe o experimento e veja exatamente o que mudou quando á agua congelou. Lembre-se de observar as duas garrafas, até mesmo a fazia.
2.      Formule hipóteses para justificar a diferença entre as duas garrafas após o experimento. As perguntas abaixo podem ajudar você.
3.      Teste as hipóteses formuladas. Aqui você poderá verificar na internet, ou realizar um novo experimento para confirmar ou refutar.

Perguntas a serem respondidas:
1.      As duas garrafas permanecem iguais?
2.      O que ocorreu com a garrafa com água? Sua aparência mudou de que forma?
3.      A garrafa vazia está realmente vazia? O que ela contém na verdade?
4.      O que ocorreu com a garrafa vazia?
5.      Porque ocorreu isto com as garrafas?

Os resultados da pesquisa e sua observação devem ser entregues como relatório no final do bimestre utilizando: capa, contracapa, introdução, índice e conclusão no modelo indicado pela escola.

Um mundo de conhecimentos com mudanças

Já vimos que o “conhecimento de algo” implica em saber algo como se fosse seu, com naturalidade. Muitos de nossos conhecimentos sobre a realidade que nos cerca foram mudando através dos tempos.  Em um certo momento de nossa história, acreditávamos que o Sol vivia sendo conduzido por uma carruagem, por Apolo (Mitologia Grega/Romana).  Também era verdade que o sol era um barco onde Rá navegava o céu durante o dia e durante a noite ele cuidada do submundo prendendo seu adversário Apófis (Mitologia Egípcia).
O mais importante é observar que nem sempre acreditamos no que era verdade, mas os estudos e observações nunca pararam até chegarmos a conclusões mais acertadas sobre os diferentes assuntos.
E nós...o que nós sabemos sobre o sol nos dias de hoje?  Será que esta verdade ainda pode mudar em algum momento?  Você acredita que chegamos a esta compreensão diretamente ou acreditamos em outras coisas antes?
Temos também diversos exemplos além destes tais como o Raio de Zeus, o Eclipse Solar, a Terra plana, o monstro no final do oceano e etc. Porque será que sempre tivemos este tipo de mudança em nosso conhecimento?

Não perca tempo, leia um poema que descreve um pouco sobre as mudanças vistas no mundo: http://www.recantodasletras.com.br/humor/3213042

A Física Aristotélica

Um conhecido filósofo, Aristóteles, desenvolveu algumas teorias físicas aceitas durante vários anos pela “comunidade científica” da época, mas que também eram contestadas por alguns de seus contemporâneos como Demócrito, Aristarco e Arquimedes. 
Vejamos alguns dos seus mais inusitados pensamentos:

1.      Lugares naturais: cada elemento preferia estar em um lugar diferente e específico no espaço, em relação ao centro da Terra, que também é o centro do universo.
2.      Gravidade / Leviandade: para alcançar este lugar específico, os objetos sofreriam a ação de uma força para baixo ou para cima.
3.      Movimento retilíneo: é o movimento em resposta a esta força: em linha reta a uma velocidade constante.
4.      Relação com densidade e velocidade: a velocidade é inversamente proporcional à densidade do meio.
5.      Impossibilidade da existência do vácuo: no vácuo o movimento teria velocidade infinita.
6.      O éter preenchendo o espaço: todos os pontos do espaço são preenchidos pela matéria.
7.      Um universo infinito: não poderia existir uma fronteira no espaço.
8.      Teoria do continuum: entre os átomos existe o vácuo, por isso a matéria não poderia ser diminuta, atômica.
9.      Quintessência: objetos muito acima da superfície da Terra não são constituídos por matéria originalmente terrestre.
10.  Cosmo incorruptível e eterno: o Sol e os planetas são esferas perfeitas que não se alteram.
11.  Movimento circular: os planetas descrevem um movimento circular perfeito.

Nenhuma destas proposições é verdadeira, mas mesmo assim foram aceitas durante muitos anos pela comunidade científica, sendo refutadas apenas com o aparecimento do método científico, pois a simples observação da realidade foi suficiente para refutar algumas das proposições.

Hora de trabalhar: “Tudo muda o tempo todo”

Vamos aprofundar ainda mais nossos conhecimentos e capacidade analisar? Vamos fazer uma pesquisa simples sobre a física Aristotélica e sua relação com a atualidade.

·         Escolha 4 dos pensamentos de Aristóteles.
·         Analise sua afirmação e compare com seu conhecimento de hoje.
·         Se necessário expanda sua pesquisa para a internet.
·         Faça uma tabela simples na primeira coluna diga o que você escolheu, na segunda coluna o que sabemos hoje sobre a colocação de Aristóteles:
·          
Pensamento de Aristóteles
Pensamento atual

Atenção, acrescente esta pesquisa ao trabalho a ser entregue no final do bimestre. Não esqueça de acrescentar também colocações na introdução e conclusão.  Não será necessário fazer um novo trabalho, mas acrescentar no próprio que já será entregue.


O universo Geocêntrico

Tentar compreender o mundo que nos cerca sempre foi muito significativo para nossos pensadores.  Aristóteles também defendeu uma Teoria o “Geocentrismo” ou Teoria Geocêntrica. Segundo este pensamento, a Terra seria considerada o centro de nosso universo. Assim Geocentrismo significa GEO = Terra e CENTRICO = Centro.
Devemos ao matemático Ptolomeu que viveu quase dois séculos depois de Aristóteles a forma final da teoria geocêntrica.
Tal teoria predominou também no pensamento religioso da época, sendo contestada apenas por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei, o que gerou a teoria Heliocêntrica.

Resumindo a teria Geocêntrica:
·         A Terra é o centro, fixo do universo.
·         Segundo a teoria, todos os astros, inclusive o sol, giram ao redor da terra.
·         Pensamento de Aristóteles com a forma final dada por Ptolomeu.


Ainda com dúvidas? Acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geocentrismo
Quer ver um vídeo sobre o tema: http://ensinofisicaquimica.blogspot.com.br/2008/02/sistemas-geocntrico-e-heliocntrico.html, o vídeo está no final da página, com legendas.


Hora de trabalhar: “Da Lua a Terra”

Você sabe o que é uma pesquisa de campo?  É uma pesquisa na qual entrevistamos pessoas ou colhemos dados através da observação fora do laboratório. Por isto, vamos fazer uma pesquisa de campo sobre os conhecimentos mais comuns que a população geral tem sobre a Lua.

Siga as seguintes etapas:

1.      Escolha pessoas de sua famílias, conhecidos ou outros alunos (não da sua turma) para pesquisar o que ele sabe sobre a lua.
2.      Depois da pesquisa realizada, destaque quais conhecimento comuns às pessoas em geral apresentaram como respostas a respeito da lua e sua influencia na terra, com plantação, marés e etc.
3.      Com base nesta lista que você gerou, pesquise na internet quais destes “saberes” sobre a lua possuem uma base científica para confirma-lo ou desmistifica-lo.

Para saber mais sobre a lua assista: https://www.youtube.com/watch?v=fsXhC45g3qY
Também podemos saber sobre as marés em: https://www.youtube.com/watch?v=k6Gqmkcosm0

Os resultados da pesquisa e sua observação devem ser entregues como portfólio no final do bimestre juntamente com o experimento feito anteriormente, produzindo um único trabalho.

O Sistema Heliocêntrico

Já fazendo uso do método científico, utilizando a Observação, o pensador Galileu Galilei, fundamentou as bases do que viria a derrubar o modelo anteriormente aceito pelos pensadores da época, e também pelas pessoas comuns, mudando significativamente a forma de pensar de todos: o Heliocentrismo ou modelo Heliocêntrico do sistema solar.
Segundo esta teoria, confirmada posteriormente, o centro do sistema não pertencia a Terra, mas sim ao Sol. Através da observação e análise dos movimento planetários Galileu chegou a esta conclusão, sendo veementemente combatido na época.
Foi, contudo, Nicolau Copérnico quem projetou o primeiro modelo matemático para o sistema proposto por Galileu.  Infelizmente o modelo de Copérnico carecida de precisão nos cálculos e estava um pouco confuso sendo assim reorganizado por  Johannes Kepler
Mesmo após a observação, tendo sido constatada a centralidade do sol, o modelo ainda não havia sido explicado, ou seja, “Porque o Sol é o centro?”.  Tal explicação só ocorreu quando Isaac Newton formulou a Lei da Gravitação Universal. 
Este modelo permanece até os dias atuais, como sendo o modelo de organização de nosso sistema solar e demais sistemas solares.

Ficou ainda alguma dúvida? Leia mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Heliocentrismo

Hora de trabalhar: “Será um gigante no espaço?”

Tema: Pesquisa teórica sobre o nosso Sol.
Objetivo: compreender a dimensão do nosso Sol, saber sua classificação enquanto corpo celeste e apreender seu significado no espaço.

Perguntas norteadoras:

1.      Qual a classificação do sol, que tipo de corpo celeste ele é? Astro, estrela, planeta, cometa, etc...
2.      Porque o Sol é o centro do sistema Solar e não a Terra?
3.      O que seria necessário para que o sol deixasse de ser o centro de nosso sistema solar, dando lugar a outro corpo celeste qualquer?
4.      Na antiguidade as pessoas acreditavam que o sol era o centro do universo.  Isto é uma possibilidade?

As respostas da pesquisa devem ser entregues como questionário no final do bimestre juntamente com os trabalhos feitos anteriormente, produzindo um único trabalho.

Aula em Vídeo - Eclipses
Tema: sol e Eclipse

1.      Como os eclipses eram vistos pelos povos antigos? 
2.      O que o povo fazia para “parar” o eclipse? Porque funcionava? 
3.      Qual a duração média de um eclipse total e de quanto em quanto tempo ele ocorre?
4.      O eclipse total pode ser visto em toda parte do globo ou do país?  Ele ocorre tem toda parte ao mesmo tempo?
5.      Durante um eclipse total a temperatura na terra no local pode mudar.  Em quanto ela pode chegar? 
6.      O que é trajetória da totalidade? 
7.      O que vem a ser a umbra e o que significa? 
8.      O que é penumbra e o que significa? 
9.      O Eclipse é exclusividade da terra, explique por quê? 
10.  Porque Mercúrio e Vênus não tem nenhum eclipse? 
11.  No Sistema Solar “eclipse total” é raro  ou comum ?  Explique: 
12.  O eclipse solar pode ser utilizado pela ciência.  Como podemos provocar eclipses? 
13.  Um Cronógrafo (provocador de eclipses) deve ser colocado em um ponto alto do planeta, porquê? 
14.  Qual a diferença entre o eclipse solar e o eclipse lunar?            
15.  Dentre as muitas descobertas qual a mais significativa para a ciência podemos destacar? 
16.  Observando e eclipse solar descobrimos as “tempestades solares” que consiste na expulsão de material pelo sol. Quais as possíveis consequências destas “tempestades”? 
17.  Além disto, o que mais pode ser observado, algum fenômeno diferente, se for forte o bastante?  
18.  De quanto em quanto tempo teremos expulsão de material solar? E grandes expulsões? 
19.  Com a tecnologia atual, é possível prever quando teremos uma tempestade solar? 
20.  Como então podemos prevenir estes acidentes e problemas? 

Não prestou muita atenção ao vídeo? Acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_solar  
Se com vídeo é melhor acesse: https://www.youtube.com/watch?v=gT-hh0c-lIA


Hora de trabalhar: “O Sol está sendo engolido!”

Elaboração de Resumo sobre o eclipse:

Objetivo: Organizar as informações sobre o eclipse solar e lunar de forma clara e objetiva.

1.      Através de esquemas (desenhos) explique como ocorre o Eclipse solar.
2.      Através de esquemas (desenhos) explique como ocorre o Lunar
3.      Utilizando também o desenho da Terra, destacando como é observada a umbra e a penumbra.  Não se esqueça de destacar o trajeto da totalidade.

Os desenhos devem ser entregues como portfólio no final do bimestre juntamente com o os trabalhos feitos anteriormente, produzindo um único trabalho.

Estações do ano

Quem é que não gosta de ir à praia, a cachoeira ou mergulhar na piscina durante o verão? Existem também aquelas pessoas que preferem o friozinho do inverno para curtir um filme, um chocolate quente e etc..  Todos nós podemos ter preferencias distintas e somos capazes de reconhecer no clima quando estamos na primavera, verão, outono ou inverno.

Mas será que sabemos bem o porquê temos estes períodos ou estações diferentes no clima de nosso planeta?  O que ocorre e porque em certos momentos temos um tempo mais quente ou mais frio?

O responsável por estas mudanças é a inclinação da terra em seu eixo e seu movimento de translação (o movimento que a terra faz em torno do sol). 
Datas aproximadas do início das estações:


Hemisfério Norte
·         Dia 21 de março - Início da primavera
·         Dia 21 de junho - Início do verão
·         Dia 21 de setembro - Início do outono
·         Dia 21 de dezembro - Início do inverno

Hemisfério Sul
·         Dia 21 de março - Início do outono
·         Dia 21 de junho - Início do inverno
·         Dia 21 de setembro - Início da primavera
·         Dia 21 de dezembro - Início do verão


Data aproximada
Nome
Estação
Hemisfério
21 de Junho
Solstício de junho
Verão
Norte
Inverno
Sul
21 de setembro (ou 23)
Equinócio de setembro
Outono
Norte
Primavera
Sul
21 de dezembro
Solstício de dezembro
Inverno
Norte
Verão
Sul
21 de março (ou 23)
Equinócio de Março
Primavera
Norte
Outono
Sul

É claro que para compreender o calendário você deve saber em qual hemisfério encontramos o Brasil: no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul? Ficou na dúvida? Pergunte a seu professor de geografia e acrescente uma anotação no seu caderno!

Se vídeo é mais fácil acesse:   http://www.youtube.com/watch?v=HB9-Eol7CGI
Sobre o sistema solar veja  http://www.youtube.com/watch?v=9Py-OvHhjuQ
Mais Sobre o sistema solar em http://www.youtube.com/watch?v=kzv2YgWSZbU

Afinal qual a relação do eixo da terra e sua inclinação com as estações do ano?  Porque acaba ficando mais frio ou mais quente?  Tudo está relacionada com a posição “de encontro” dos raios solares com o solo de nosso planeta: Quanto mais em linha reta maior a temperatura, quanto mais inclinado, menor a temperatura:
·         Mais inclinado: Menos quente, ou seja, Mais quente!
·         Menos inclinado: Mais quente, ou seja,Menos quente!




Você já pensou na velocidade que a Terra em torno do sol? Quanto tempo ela elava para completas seu percurso, completo, em sua orbita?

Agora falando em velocidade, você sabe qual a velocidade de cada planeta?

Planeta
Mercúrio
Vênus
Terra
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
Velocidade
47,87 Km/s
35,03 Km/s
29,79 Km/s
24,13 Km/s
13,06 Km/s
9,64 Km/s
6,81 Km/s
5,43 Km/s

Você sabe o que significa Km/s?  E Km/h?  Tem também m/s? Qual destas unidades nós utilizamos em nossa “vida real”?  Para física, a unidade utilizada é, na maioria das vezes, m/s (chamamos de Sistema Internacional de Medidas – SI)


Hora de trabalhar: “Falando a mesma língua”

1.      Pesquise mais sobre:
a.       Sistema Internacional de medidas, quais as medidas utilizadas para distância, na terra, no espaço ou no mar?
b.      Qual o sistema de medida que utilizamos na vida real?

As respostas da pesquisa devem ser entregues em forma de tabela no final do bimestre juntamente com os trabalhos feitos anteriormente, produzindo um único trabalho.

Aula em Vídeo – Gigantes do espaço

Tema: Escalas astronômicas
  1.  Como são as escalas utilizadas no espaço, grandes ou pequenas?
  2. Qual o tamanho da Terra, em comparação com os demais planetas? 
  3. O que existe na matéria escura?
  4.  É possível comparar nossa galáxia (Via láctea) com a rede cósmica.  Como foi feita a comparação?
  5. O que é a rede cósmica e o que ela contém?
  6.  Em ordem de tamanho, qual seria a hierarquia dentro do universo? 
  7. O que mantém os superaglomerados juntos?
  8.  A nossa Via Láctea está em um superaglomerado?
  9.  O que são os vácuos e qual a medida?
  10. O que são bolhas colossais e qual a maior delas? 
  11.  Afinal as galáxias são grandes ou pequenas comparadas: Ao espaço e a Terra e aos planetas:
  12. Qual a medida de tamanho ou distância utilizada para o espaço? 
  13. Qual o tamanho médio das galáxias?
  14.  O que é um buraco negro? 
  15.   Na Via Láctea existe algum buraco negro e qual o seu tamanho? 
  16.  Este buraco negro não é perigoso para gente ou ele foi importante? 

Ficou na dúvida veja a distância da terra a lua: https://www.youtube.com/watch?v=UYywlDGDrcM
Ou o  tamanho da terra no universo: https://www.youtube.com/watch?v=aO-jT3yVVaU
Também temos a escala do universo: https://www.youtube.com/watch?v=Y7hGC9PaXQk
Qual a distância de um ano luz: https://www.youtube.com/watch?v=dIspynHG6A8


Notação científica

Para facilitar o registro destes grandes ou de valores muito pequenos, os cientistas lançam mão de uma forma própria de registro, conhecida como notação científica.  Fundamentalmente com ela devemos escrever os números sob uma potência de base 10.  Assim temos como exemplo:
O número 100.000 Km/s, representa a velocidade da luz.  Utilizando a notação fazemos:
100.000 Km/s = 105
Repare que, o expoente está elevado ao número de zeros que tínhamos antes.
O número: 0,00000001cm é a medida do volume do núcleo atômico.  Na notação padrão (ou científica):
0,00000001cm = 10-8cm.
Outros exemplos:
·         1.230.000.000km =  1,23 .109km à Repare que a vírgula tem apenas um número antes dela.
·         0,000012cm = 1,2.10-5cm à  Repare que temos apenas um número antes da vírgula.
O registro deve ser feito utilizando sempre um número antes da vírgula.  Para isto você deverá contar o número de zeros, ou o número de casas que a vírgula deve ser deslocada para que seja novamente posicionada.  Se o valor for um número pequeno, o expoente será negativo.  Se o valor for um número grande o expoente será positivo.
O expoente ao qual o número 10 está sendo elevado é chamado de número de ordem. Assim, no exemplo anterior o número 1,23.109 tem número de ordem  9.  Já no exemplo 1,2.10-5 o número de ordem é -5. Observar o número de ordem é o primeiro passo para identificar o maior e menor número.
Assim: 
·         2,5.104 < 1,4.106 à observe o número de ordem do primeiro é 4 e do segundo é 6.
·         1,6.10-5 >  2,2.10-7 à observe que o número de ordem do primeiro é -5 e do segundo é -7.
Conclui-se desta forma que, quanto maior o número de ordem maior é o número observado.  Quanto menor o número de ordem menor é o número observado. Isso significa quanto maior o número que eleva do 10 maior é o número observado.
Na possibilidade de observar dois números com mesmo número de ordem, passamos a analisar demais números, que são chamados de mantissa. Assim:
·         1,2.105 > 1,1.105

·         2,2.10-4 >  2,1.10-4

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Estarei fazendo a correção então identifique:
Nome da Escola, Turma, Nome e Número dos alunos. Sem estas informações não poderei fazer as corrreções.