terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Apostila Virtual do Segundo Ano (1º BIM)


De que somos feitos:
O modelo Atomista da matéria

Vamos iniciar relembrando: Matéria – tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço.

Comumente falando, matéria é tudo que possui átomos e outras partículas que possuem massa. Esse é na verdade o modelo atomista da matéria, na qual todas as coisas são formadas por átomos.

Qualquer criança é capaz de definir três estados da matéria: Sólido,  Líquido e gasoso. Mas para um estudioso do segundo grau devemos ainda acrescentar o Plasma. Contudo, após a evolução também descobrimos o estado Condensado Bose-Einstein e o Condensado fermiônico, que antes eram apenas teóricos.

Assim temos os seguintes estados: Sólido, Líquido, Gasoso e Plasma (que todos devem conhecer) além de Condensado Bose-Einstein, Condensado fermiônico, Plasma de quarks-glúons (Considerando a matéria como partícula elementar). Um corpo pode mudar de estado físico, conforme aumento ou redução de sua temperatura.  Também como parte de um processo maior de estudo é importante diferenciar cada mudança conforme aumento ou redução de temperatura, além de memorizar seus nomes.  O diagrama a seguir visa facilitar um pouco este processo:


Para a física que estudamos, não importa apenas nomes e mudanças mas seu significado real.  Claro que, além da aparência podemos considerar os espaços entre as moléculas em cada estado.  No sólido vemos um menor espaço entre as moléculas. No líquido um espaço maior que o sólido e menor que o gasoso.  No estado gasoso as moléculas encontram-se mais afastadas.
 
Por muitos anos acreditávamos que a matéria era formada por peças, como de quebra cabeças. Contudo descobriu-se que os objetos eram feitos de moléculas e as moléculas eram feitas de átomos, e os átomos por partículas menores (subatômicas) chamadas de prótons e Elétrons. Assim, por dedução podemos definir:

MATÉRIA = Prótons + Neutros + Elétrons (o que constituem o átomo e as moléculas também).

No átomo, os prótons e nêutrons, formam o núcleo, sendo orbitado (como nos planetas) pelos elétrons. Ou seja, mantém um movimento contínuo certa vibração interna. Definimos ainda, com base em suas cargas elétricas, a diferença entre estes elementos do átomo da seguinte forma:

·         Prótons: carga elétrica positiva
·         Elétrons: carga elétrica negativa
·         Nêutrons: não possuem carga elétrica

Na Física e na Química a matéria possui as mesmas propriedades das ondas e das partículas.  Mas, especificamente na física definimos e estudamos na parte chamada de mecânica quântica.

E qual a importância de falar sobre a matéria em todos estes anos que já estudamos e também agora? Ora, é bem simples, todas as coisas são formadas por ela, inclusive nós mesmos.  Podemos dizer que somos todos formados por átomos assim como tudo que nos cerca e como tal seguimos as mesmas leis da Física e da Química.

Um vídeo poderia ser mais fácil? Então acesse : http://youtu.be/FV_HtkYmc-I
Quer participar de uma rápida simulação: http://www.ptdeveloper.net/recursoscfq7/

Então tudo vibra?
Diferença entre calor e temperatura

Levando-se em consideração o modelo do átomo, onde os elétrons estão “orbitando” em torno dos prótons e nêutrons, podemos pensar que sim, tudo está em constante movimento. Mas pensar nisto significa alguma coisa?  Para a Física e Química sim!

Esta movimentação ou vibração em um nível atômico é utilizada para explicar ocorrências normais de nossa vida cotidiana, como por exemplo, a temperatura que sentimos.  Conforme a velocidade de vibração dos átomos de um corpo este corpo pode estar “quente” ou “Frio”.
·         Um corpo quente:  Muita vibração atômica.
·         Um corpo mais frio: pouca vibração atômica.
Temperatura é a grandeza física associada à quantidade de vibração do átomo no corpo.

Isto não significa que quando você está “com calor” seus átomos estão com muita vibração, isto porque   calor não é igual a temperatura.

Calor é a troca de energia térmica entre os corpos de um ambiente

Assim temperatura e calor estão associados, mas não significam o mesmo.  Enquanto a temperatura está relacionada à vibração de um corpo, o calor está relacionada a “troca de temperaturas” por assim dizer.  Se todos os corpos em um ambiente estiverem à mesma temperatura, não há calor.

Considere que você com sua temperatura corporal de 36ºC está em uma praia onde a temperatura também é 36ºC.  A esta temperatura você certamente estará com o que você chama de “calor” até mesmo suando.  Mas para a física não existe nenhum calor no ambiente, afinal todos os corpos estão com 36ºC.

Agora você num clima de 14ºC com a temperatura de 36ºC estará com “frio”, mas para física, neste ambiente há o calor.  Isto porque a pessoa está transmitindo temperatura para o ambiente.  Esta transmissão de temperatura é chamada de calor.

Calor não é a sensação térmica, mas a troca de “temperatura”.

Portanto é incorreto afirmar, por exemplo, que a água quente tem mais calor que a água fria.  A água quente tem maior temperatura que a água fria. Em muitos livros, especialmente os mais antigos, você lerá que “A água quente perde calor para a água fria”.  Quando isto ocorrer você deverá interpretar o significado pelo contexto, ou seja a água quente transmite a energia térmica, para a água fria, em forma de calor.


Vamos trabalhar:
Um olhar científico para a geladeira:

·         Vamos fazer uma pesquisa teórica, com o foco no que aprendemos sobre o calor e os átomos
·         A geladeira:
1.      O que ocorre quando colocamos alimentos na geladeira?
2.      Quando um corpo “congela” o que ocorre com seus átomos?
3.      Porque o congelador fica no alto da geladeira?
4.      Porque não podemos ficar com a geladeira aberta por muito tempo?
5.      Com o ar condicionado de casas ocorre o mesmo que com a geladeira?

·         Apresentação:
1.      em forma portfólio explicativo, com gravuras e dicas. 
2.      Não esqueça a capa no modelo da escola.


Calor e Trabalho
Transformações importantes para todos

Para darmos continuidade devemos lembrar mais uma vez sobre um dos conceitos importantes da física “o conceito de trabalho”:

Trabalho é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.

Quando “empurramos” um objeto ou corpo existe o trabalho.  Quando uma partícula empurra outra também temos o trabalho.  Isso que dizer que quando uma partícula empurra a outra parte de sua energia passa para outra. 
A troca de calor funciona da mesma forma fazendo do calor um tipo de energia: a energia térmica ou um tipo de energia cinética. Fica claro que quando à troca de calor, temos a transferia de energia de corpos o que corresponde a definição de trabalho. E é claro que este trabalho não poderia ser desperdiçado.  Foi assim que tivemos a invenção de máquinas térmicas, provocando grandes mudanças na sociedade.

Contudo, o conceito geral foi aproveitado por Heron que inventou um aparelho que aproveitava o vapor da água para produzir o movimento de uma esfera de metal, já no século I d.C..  Assim, ele já era capaz de aproveitar o calor transformando-o em energia térmica e a energia térmica em trabalho mecânico.

Seguiu-se então à criação de diversos tipos de máquinas térmicas que, até o século XVIII apresentavam um baixo rendimento.  Somente em 1770 o escocês James Watt criou um modelo que funcionava a partir de ciclos retirando o calor da fonte, aproveitando parte e descartando o restante.

Com estas mudanças o aproveitamento mais eficiente proporcionou um aumento na produção devido ao uso destas máquinas na indústria. Imagine, por exemplo, antes para transportar os produtos a longa distância era necessário o uso de carroças e cavalos... depois da invenção da locomotiva a vapor a distribuição tornou-se mais fácil pois era possível percorrer longas distâncias em menor tempo carregando maior peso. Em diversos gêneros a produção e distribuição de diversos gêneros sofreu uma mudança drástica.  Tornou-se mais rápido produzir e entregar os produtos, pois não seria mais necessária a força de tração animal nem humana para realizar o trabalho.

A figura ajuda a entender o princípio de funcionamento das máquinas térmicas. Nela podemos perceber que a máquina recebe calor da fonte e gera o trabalho. Mas infelizmente nem todo calor é aproveitado e parte dele acaba sendo desperdiçado ou “liberado” na fonte fria. Assim não temos uma máquina que aproveite 100% da energia e infelizmente a eficiência delas está sempre abaixo de 100%.


Vamos trabalhar:
Um olhar histórico para as máquinas térmicas

·         Pesquisa teórica sobre as máquinas térmicas:
1.      Quais aspectos positivos observamos com o uso de máquinas térmicas?
2.      Quais aspectos negativos observamos com o uso de máquinas térmicas?
3.      Cite alguns exemplos de máquinas térmicas atuais (foque em algo que você não sabia)
·         A revolução industrial teve relação com o uso de máquinas térmicas:
1.      Quais máquinas foram primeiramente implementadas na indústria?
2.      Qual impacto isso causou no período?
3.      O que houve com os trabalhadores na época?
·         Links de referência:


Máquinas térmicas
Trabalho e rendimento

Como pudemos ver anteriormente, a humanidade aproveita o calor para realizar trabalho. Mas para ficar em um conceito mais físico, a humanidade utiliza a energia térmica para transforma-la em energia mecânica.  Apesar de ser fácil de entender não é fácil de realizar já que tal transformação não é natural ou espontânea.  Este tipo de transformação depende sempre de aparelhos e mecanismos, por este motivo o rendimento das máquinas térmicas é sempre baixo.

Para compreender bem como funciona uma máquina térmica devemos ter sempre em mente a segunda lei da termodinâmica, então memoriza-la é formal, porém bem importante:

Uma máquina  térmica  operando  em  ciclos,  ao  retirar  calor de uma fonte quente utiliza parte dele para realizar trabalho e o restante rejeita para uma fonte fria.

Na prática, uma máquina térmica “pega” o calor de um lugar qualquer (que chamamos de fonte quente), utiliza parte dele em um motor, por exemplo, e o excedente é simplesmente descartado (em uma fonte fria) ou perde.






Veremos então as fórmulas a serem trabalhadas:


1 - Formula de trabalho, na máquina térmica:



Na qual:           à Trabalho (Joule – J) também é representado por W.
                         à Temperatura de entrada (Joule)
                         à Temperatura na saída (Joule)

Atenção: Como trabalho e calor são energias tocadas, a unidade de medida é o Joule, que representa sempre energia.
Exemplo 01: Uma máquina térmica temos na fonte quente 6KJ de entrada e na fonte fria, ao final do ciclo, temos uma saída de 420J.  Considerando que toda a energia passou a ser trabalho, qual o trabalho realizado?



2 – Fórmula de Rendimento de uma máquina térmica:

Também é chamado eficiência de uma máquina térmica e indica quanto “trabalho”  é realizado com a energia térmica cedida (Q1).  Matematicamente é expresso pela fórmula:



 
Em geral o rendimento das máquinas é baixo:

·         Motores de automóveis rendem em média 22%;
·         Motores a diesel rendem em média 25%;
·         Grandes turbinas a gás da ordem de 33%.
·         O motor de Stirling tem um dos maiores rendimentos, podendo chegar a 40%.

Atenção: Nenhuma máquina térmica atual atinge um rendimento igual a 100% ou superior. Máquinas térmicas com estas características são apenas “imaginárias” chamadas assim de máquina térmica ideal, pois não haveria desperdício de energia.

Exemplo 02: Em uma máquina térmica são fornecidos 3kJ de calor pela fonte quente para o início do ciclo e 780J passam para a fonte fria. Qual o trabalho realizado e pela máquina e seu rendimento, se considerarmos que toda a energia que não é transformada em calor passa a realizar trabalho?

1º Parte: O trabalho (deve ser sempre calculado para chegar ao rendimento)



  
2º Parte: Cálculo do Rendimento



 3- Fórmula de energia interna de um corpo

Está relacionada a primeira lei da termodinâmica que afirma: “A energia total transferida para um sistema é igual à variação de sua energia interna, ou seja, em todo processo natural, a energia do universo se conserva sendo que a energia do sistema quando isolado é constante.” Matematicamente:



Exemplo 03: Um gás realiza um trabalho de 400J quando recebe do meio externo 500J de calor. Qual a variação de energia interna nesta transformação?



                   


Atividades 01

Questão 01 – Em  uma ambiente estão cinco pessoas, cujas temperaturas são de aproximadamente 35ºC.  A sala encontra-se com o ar condicionado ligado mantendo a temperatura 25ºC. Explique se neste ambiente existe calor:

Questão 02 – Quais os estados físicos mais comuns em que encontramos a matéria?

Questão 03 – Cite as partes nas quais podemos dividir a matéria e a carga elétrica que cada uma possui:

Questão 04 – Qual temperatura é considerada zero absoluto? Quanto ela vale em outras escalas?

Questão 05 – Porque alimentos como leite e carne devem ser guardados na prateleira mais alta da geladeira?

Questão 06 – Em nível atômico como funciona as diferentes temperaturas?

Questão 07 – Quando um corpo quente “perde” calor para um corpo frio, o que significa?

Questão 08 – Como funciona uma máquina térmica?

Questão 09 – O que ocorre com o calor não utilizado em uma máquina térmica?

Questão 10 – Cite quatro exemplos de máquinas térmicas que revolucionaram a nossa sociedade:

Questão 11 – Cite um exemplo de máquina térmica com 100% de aproveitamento

Questão 12 – A fonte de calor de uma máquina térmica transmite 5000 Joules de trabalho realizado.  Se na saída temos apenas 600 Joules, qual foi o trabalho desta máquina?

Questão 13 – Uma fonte fria recebe 400J  de uma máquina com 50J de rendimento.  Qual o valor da fonte quente?

Questão 14 – Uma máquina térmica realiza um trabalho de 20J.  Sabendo que a fonte quente fornece 40J de calor, qual o rendimento desta máquina?

Questão 15 – Se o trabalho de uma máquina térmica é de 8J e seu rendimento é de 25% quanto foi a entrada de calor pela fonte quente?

Questão 16 – São fornecidos 300J pela fonte quente, em uma máquina térmica com rendimento de 10%. Calcule o trabalho realizado pela máquina térmica neste caso.

Questão 17 – Em uma máquina térmica são fornecidos 4kJ de calor pela fonte quente para o início do ciclo e 1KJ passam para a fonte fria. O rendimento, se considerarmos que toda a energia que não é transformada em calor passa a realizar trabalho?

Questão 18 – Uma máquina térmica tem rendimento de 20% com trabalho de 60J sendo realizado por ela.  Determine a temperatura de saída na fonte fria.

Questão 19 – Um gás recebe do ambiente 600J de calor quando realizado um trabalho de 250J.  Qual a variação de energia interna deste gás?

Questão 20 – Um uma variação de energia interna de 300J um gás realizada um trabalho de 800J. Qual a energia recebida do meio?

3 - Calor sensível e Calor Latente

Vamos voltar a falar sobre calor.  Já falamos que o calor é a troca de energia entre corpos. Agora vamos trabalhar os diferentes aspectos do calor.

Calor sensível: Calor sensível é a quantidade de calor necessária para variar a temperatura de um corpo sem que haja variação do estado físico da matéria, ou seja, se um corpo está no estado sólido, sua temperatura pode variar para mais ou para menos e seu estado de agregação das moléculas continua o mesmo (sólido).
A equação que mede a quantidade de calor cedida ou recebida por um corpo é:




Exemplo 01: Qual a quantidade de calor sensível necessária para aquecer uma barra de ferro de 2kg de 20°C para 200°C? Dado: calor específico do ferro = 0,119cal/g°C. (Atenção: 1 cal = 4,186J)
 


Colocaremos agora uma tabela com o calor específico de algumas substâncias para nossos cálculos futuros, quando estes não forem dados nos problemas:

Substância
c (cal/g°C)
c (J/KgºC)
Alumínio
0,215
900,16
Água
1,000
4186,8
Álcool
0,590
2470,21
Cobre
0,093
389,37
Chumbo
0,031
129,79
Estanho
0,055
230,27
Ferro
0,119
498,23
Gelo
0,550
2302,74
Mercúrio
0,033
138,16
Ouro
0,031
129,79
Prata
0,056
234,46
Vapor d'água
0,480
2009,66
Zinco
0,093
389,37

Tenha atenção as unidades de medida que você está trabalhando, e o calor específico que foi dado. Se o calor estiver em cal/g°C – Colorias dividido por grama X Celsius  -  ou J/KgºC – Joule dividido por Quilo X Celsius – você deverá converter o peso de quilos para gramas ou vice versa.

Atenção: A maior parte dos problemas que serão trazidos pelos livros trazem a cal (caloria) como referência para a elaboração de trabalhos e exercícios.

Já o calor latente é a quantidade de calor necessária para se variar o estado físico da matéria sem variar a temperatura. Acontece, por exemplo, no derretimento do gelo, onde podemos analisar a água no estado líquido e no estado sólido à mesma temperatura. Essa temperatura é chamada de temperatura de fusão do gelo, que em condições normais de temperatura e pressão corresponde a 0º C ou 273 K (SI).
O calor latente pode ser calculado usando a equação:

Q = m.L

Onde:
L = calor latente
Q = quantidade de calor
m = massa da substância

No sistema internacional (SI), o calor latente é dado em J/kg.

Exemplo 02: Um corpo de massa 6g em estado sólido, é aquecido até o ponto de fusão. Sabendo que o calor latente do corpo é de 35 cal/g, determine a quantidade de calor recebida pelo corpo.

m = 6g                                    Q = m.L
L = 35 cal/g                            Q = 6.35
                                               Q = 210 cal



Atividades 02

Questão 01Qual a quantidade de calor sensível necessária para aquecer uma barra de alumínio de 1,5kg de 10°C para 150°C? Dado: calor específico do alumínio = 0,2 cal/g°C.

Questão 02Calcule a quantidade de calor sensível necessária para aquecer 400g de água de 20ºC para 80ºC:

Questão 03 – A quantidade de calor sensível para que 600g de uma substância mude de 110ºC para 120ºC é de 3Kcal.  Determine o calor específico desta substância:

Questão 04 – Uma substância tem uma variação de 25ºC quando recebe 4,5Kcal.  Calcule a massa desta substância sabendo que seu calor específico é de 0,6 cal/g°C:

Questão 05 – Qual a quantidade de calor sensível para que uma barra de 300g de cobre passe de um 300ºC para 250ºC, dado ccobre = 0,09 cal/g°C:

Questão 06 – Um corpo de massa de 10g é aquecido até chegar ao ponto de fusão.  Sabendo que o Calor latente do corpo é 20 cal/g calcule a quantidade de calor recebida pelo corpo:

Questão 07 – Inicialmente em estado líquido, um corpo com massa igual a 40g, é resfriado e alcança devido ao resfriamento o estado de fusão. Sabendo que a quantidade de calor é 1200 cal, determine o calor latente de fusão desse corpo.

Questão 08 – Um corpo recebeu 3Kcal de calor até chegar ao ponto de fusão.  Sabendo que a massa desse corpo é 150g, determine seu calor Latente.

Simulados e preparatórios
Questão 01 – Ao representarmos 95ºF em Kelvin encontramos:
(A)   35K
(B)   95K
(C)   136K
(D)   234K
(E)    308K

Questão 02 – Prótons, Elétrons e Neutros, são os “formadores” dos átomos que por sua vez formam o que chamamos de:

(A)   Condensado Bose-Einstein
(B)   Calor sensível
(C)   Matéria
(D)   Massa
(E)    Mol

Questão 03 – Durante os experimentos realizados para desenvolver uma máquina térmica o engenheiro responsável apurou que na fonte quente havia a entrada de 5KJ  com liberação na fonte fria de apenas 400J.  Neste caso, o trabalho realizado pela máquina é:

(A)   0KJ
(B)   5400J
(C)   4600J
(D)   405J
(E)    5,4KJ

Questão 04 – Um dos impactos mundiais, provocados pela criação das máquinas térmicas foi:

(A)   A invenção dos termômetros mais precisos.
(B)   A II Guerra Mundial e Guerra do Vietnã.
(C)   A Revolução Industrial.
(D)   A Evolução médica.
(E)    A invenção da prensa modernizando publicação de livros.


Questão 05 – Em um ambiente controlado um gás realiza um trabalho de 500J quando recebe do meio externo 650J de calor. Neste caso, a variação de energia interna do gás para realizar o trabalho foi:

(A)   1150J
(B)   150J
(C)   -150J
(D)   1,5KJ
(E)    -1,5KJ

Questão 06 – A vibração atômica é a provocado do calor, no conceito físico.  Este calor é uma forma de corpos em um mesmo ambiente trocarem:
(A)   Energia
(B)   Estática
(C)   Eletrostática
(D)   Fluidos
(E)    Plasma

Questão 07 – O trabalho que uma máquina térmica realiza é de 20% com entrada de calor na ordem de 200J.  Com base nestes valores podemos firmar que o trabalho realizado foi de:

(A)   400KJ
(B)   400J
(C)   40KJ
(D)   40J
(E)    4KJ

Questão 08 – Para variar em a temperatura de um corpo sem mudar o estado físico da matéria utilizamos o que é chamado de:

(A)   Escala Celsius
(B)   Escala Kelvin
(C)   Calor Sensível
(D)   Calor Latente
(E)    Calorimetria

Gabaritos:

Atividades 01
Questão 01: Sim, pois calor é a troca de temperaturas...
Questão 02: Líquido, sólido, gasoso e menos comum o Plasma
Questão 03: Prótons (+), Elétrons (-) e Neutrons.
Questão 04: Zero Kelvim – 0K ou -273ºC ou -459,4ºF
Questão 05: Porque lá a temperatura será mais baixa devido a proximidade com o congelador.
Questão 06: As diferentes temperaturas estão relacionadas a “quantidade de vibração” de um corpo.
Questão 07: Significa que ele transmitiu parte de sua energia térmica para outro.
Questão 08: Absorve o calor da fonte quente, realiza trabalho e elimina o restante na fonte fria.
Questão 09: Este calor é desperdiçado.
Questão 10: a resposta depende de pesquisa individual de cada um.
Questão 11: Não existe este tipo de máquina térmica.
Questão 12:
 = 4400J
Questão 13: Q1 = 450J
Questão 14:
 = 50%
Questão 15: Q1 = 32J
Questão 16:
 = 30J
Questão 17:
 = 75%
Questão 18: Q2 = 240J
Questão 19:
 = 350J
Questão 20: Q = 1100J

Atividades 02
Questão 01: Q = 42 Kcal
Questão 02: Q = 24Kcal
Questão 03: c = 0,5 cal/gºC
Questão 04: m = 300g
Questão 05: Q = - 1350cal
Questão 06: Q = 200cal
Questão 07: L = 30cal/gºC
Questão 08: L = 20 ca/gºC

Simulados e preparatórios
Questão 01: E
Questão 02: C
Questão 03:C
Questão 04: C
Questão 05: B
Questão 06: A
Questão 07: D
Questão 08: C

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